Artista russa é presa por protesto contra ofensiva na Ucrânia em supermercado

A Justiça russa anunciou, nesta quarta-feira (13), a prisão de uma artista que substituiu etiquetas de produtos em um supermercado por mensagens que continham informação "falsa" sobre a ofensiva militar de Moscou na Ucrânia.

Alexandra Skochilenko permanecerá em prisão preventiva até 31 de maio e é acusada de espalhar "informações falsas" sobre o exército russo, um crime punível com uma pena de prisão grave, disse o serviço de comunicações do tribunal de São Petersburgo em comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A artista "colocou pedaços de papel com informações deliberadamente falsas sobre o uso das forças armadas russas em etiquetas de preços" em um supermercado, segundo a mesma fonte.

"É um crime grave", acrescentou, estimando que a artista estava "motivada por uma hostilidade política contra a Rússia".

Esta prisão e o vocabulário usado para descrevê-la refletem o clima cada vez mais hostil na Rússia contra qualquer voz que se manifestar contra a ofensiva militar realizada por Moscou na Ucrânia desde 24 de fevereiro.

Em virtude de uma lei recente, publicar informação sobre o exército considerada "falsa" pelas autoridades é punida com uma pena de 10 anos de prisão, ou inclusive 15 anos em caso de "consequências graves" para os militares.

Skochilenko, que se descreve como uma "artista independente", criticou repetidamente a invasão na Ucrânia nas redes sociais.

Foi multada no mês passado por protestar contra a ofensiva.

bur/lpt/mab/es/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Rússia Ucrânia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar