Europol lança operação contra ativos russos

A agência de polícia europeia Europol anunciou nesta segunda-feira que lançou uma operação contra os ativos de empresas e indivíduos russos sancionados devido à guerra na Ucrânia.

A agência, com sede em Haia, lançou uma operação batizada de "Oscar" em colaboração com os Estados-membros da União Europeia e as agências da União Europeia Eurojust (justiça) e Frontex (controle de fronteiras).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A ação visa a "apoiar as investigações financeiras dos Estados-membros da União Europeia (UE) visando a ativos criminosos de pessoas físicas e jurídicas sancionadas em conexão com a invasão russa à Ucrânia", detalhou a Europol. Também pretende "apoiar as investigações criminais dos Estados-membros sobre a evasão das sanções comerciais e econômicas impostas pela UE".

A operação Oscar levará pelo menos um ano e irá se desdobrar em várias investigações, segundo a Europol. A agência fornecerá análises adaptadas às investigações, perícias e dinheiro às autoridades nacionais competentes.

A Eurojust, por sua vez, irá facilitar a troca de informações estratégicas e operacionais, prestará assistência jurídica e reforçará a cooperação entre as autoridades jurídicas e de investigação dos países. Já a Frontex irá reforçar o controle de pessoas nas fronteiras externas da UE.

jcp/thm/grp/dga/lb

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

economia Europol Rússia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar