Putin denuncia 'provocação grosseira e cínica' da Ucrânia em Bucha

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chamou de "provocação grosseira e cínica" das autoridades ucranianas a descoberta de corpos de civis na cidade de Bucha, após a retirada das forças russas.

Durante um encontro com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, Putin citou uma "provocação grosseira e cínica por parte do regime de Kiev na cidade de Bucha", segundo um comunicado do Kremlin.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Esta é a primeira reação do presidente russo ao caso, que provocou indignação internacional.

Antes de Putin, outros funcionários russos haviam negado que as forças russas tenham cometido abusos em Bucha, enquanto o Kremlin qualificou como "montagem" as imagens de corpos espalhados nas ruas dessa cidade, publicadas pelos meios de comunicação.

Nesta quarta-feira (6), a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, acusou os responsáveis e meios de comunicação ocidentais de "emitir um veredicto de 'culpado' contra nosso país (...) sem sequer tentar verificar nada".

"Esta falsificação criminal foi inventada para justificar o próximo pacote de sanções" contra Moscou, disse ela, julgando os veículos de comunicação ocidentais como "cúmplices".

Segundo a porta-voz, a parte ucraniana executou civis em Bucha, ou transportou corpos para a suposta cena.

O Exército russo acusou a Ucrânia de construir cenários similares em outras localidades de onde as forças russas se retiraram.

Desde 24 de fevereiro, a Rússia realiza uma ofensiva militar na Ucrânia. Em resposta, os países ocidentais impuseram severas sanções econômicas contra Moscou.

bur/sg/mar/mab/mis/fp/dd/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Rússia Ucrânia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar