Opas: pandemia ainda não acabou e pessoas devem se manter cautelosas

Diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne reafirmou nesta quarta-feira, durante coletiva de imprensa, que a pandemia ainda não acabou e as pessoas devem se manter cautelosas, seguindo os protocolos sanitários.

De acordo com a ela, apesar de os casos de covid-19 estarem diminuindo na maioria dos países das Américas, as infecções e registros de morte aumentaram em muitos lugares, sendo que a variante Ômicron lidera os contágios no cenário atual. Para a diretora, deve-se redobrar os esforços para que populações mais vulneráveis recebam vacinas. "Testes têm de estar disponíveis para todas as pessoas ao redor do mundo", ressaltou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Etienne também destacou que os dados são "nossos olhos e ouvidos nessa pandemia", sendo que os ajustes nesses números podem ser responsáveis por parte do aumento de mortes em alguns países, pois essas nações reclassificam óbitos passados. O diretor de Emergências de Saúde da Opas, Ciro Ugarte, que também participou da coletiva, afirmou que o número de testes diminuiu. Dessa forma, segundo ele, os indicadores sobre o coronavírus podem estar subestimados em alguns lugares.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CORONAVÍRUS OPAS CARISSA ETIENNE

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar