ONU: Rússia tem de passar por investigação sobre crimes de guerra, diz Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou nesta quarta-feira (5) que a Rússia deve passar por uma investigação independente para que sejam averiguados os supostos crimes cometidos na guerra contra a Ucrânia. "Ficamos chocados com as imagens vindas de Bucha", afirmou.

O cenário de Bucha causou uma indignação global contra a Rússia. Mais de 400 pessoas foram encontradas mortas e com sinais de execução, com mãos amarradas, nas ruas da cidade - que fica nos arredores de Kiev. A Rússia nega a autoria dos crimes e afirma que o cenário da cidade é algo "fabricado".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Guterres também disse ser necessário que países tomem medidas para garantir a liquidez nos mercados. "Não é hora para protecionismo", destacou, durante reunião do Conselho de Segurança (CS) da ONU.

O secretário-geral afirmou, ainda, que o conflito está gerando problemas na cadeia de suprimentos em muitos países, deixando muitas pessoas vulneráveis ao aumento dos custos de alimentos, energia e fertilizantes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

RÚSSIA UCRÂNIA GUERRA ONU CS Guterres

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar