EUA proibirá na quarta-feira 'qualquer novo investimento' na Rússia

Os Estados Unidos adotarão na quarta-feira (6), em coordenação com a União Europeia e o G7, novas sanções contra a Rússia, como proibir "qualquer novo investimento" nesse país, segundo uma fonte próxima ao assunto.

Essas medidas em resposta à invasão russa da Ucrânia também incluirão "mais sanções contra instituições financeiras e empresas públicas na Rússia e sanções a funcionários do governo russo e seus familiares", disse esta fonte à AFP.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo o informante, essas decisões, que fazem parte de uma bateria de medidas tomadas desde o início da invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro, "danificariam instrumentos-chaves do aparato estatal russo" e "causariam danos econômicos imediatos e agudos".

Esta fonte americana afirmou que a economia russa vai se contrair "15% ou mais" em 2022 devido ao efeito da guerra na Ucrânia e às sanções do Ocidente, uma recessão de uma gravidade sem precedentes que apagará "os avanços econômicos conquistados pela Rússia nos últimos 15 anos".

A União Europeia também planeja endurecer as sanções contra a Rússia. A Comissão Europeia propôs deixar de comprar carvão russo e quer fechar os portos europeus aos navios russos.

sms/vgr/rle/erl/mr/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA conflito Rússia Ucrânia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar