Pelo menos nove mortos em ataque russo contra sede do governo de Mykolaiv

Ao menos nove pessoas morreram nesta terça-feira(29) em um ataque russo que destruiu parcialmente a sede do governo regional de Mykolaiv, cidade ucraniana próxima a Odessa, segundo um novo balanço da Procuradoria-geral ucraniana.

"De acordo com a investigação (...), as forças armadas russas lançaram um ataque de mísseis" contra este edifício e "nove mortos e 28 feridos estão registrados atualmente", anunciou o serviço de imprensa da procuradora-geral Iryna Venediktova.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Os socorristas, os investigadores do SBU [serviços de segurança ucranianos] e a polícia" estão no local, acrescentou.

Horas antes, o presidente ucraniano Volodimir Zelensky havia relatado sete mortos e 22 feridos. Nenhum alvo militar foi atacado, "os habitantes de Mykolaiv não representavam nenhuma ameaça para a Rússia. No entanto, como todos os ucranianos, eles se tornaram alvo das tropas russas", disse o presidente durante um discurso perante o parlamento dinamarquês.

Correspondentes da AFP observaram quando dois corpos foram retirados dos escombros do edifício - a parte central do prédio desabou após o ataque.

O governador regional, Vitaly Kim, afirmou no Facebook que as equipes de resgate procuravam "oito civis e três soldados" sob os escombros.

Kim disse que "metade do prédio foi destruído" e que seu escritório foi atingido.

Os russos perceberam que não poderiam tomar Mykolaiv e decidiram me cumprimentar, cumprimentar a todos", ironizou.

bur-pop/uh/mis/es/fp/jc

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Rússia Ucrânia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar