Macedônia do Norte ordena expulsão de cinco diplomatas russos

A Macedônia do Norte ordenou nesta segunda-feira (28) a expulsão de cinco enviados russos, informou seu Ministério das Relações Exteriores.

"Os [diplomatas] da lista estavam realizando atividades contrárias à Convenção de Viena sobre relações diplomáticas", explicou o ministério em um comunicado, referindo-se a um tratado internacional que inclui acordos relacionados a protocolos diplomáticos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os diplomatas têm cinco dias para abandonar a Macedônia do Norte, destacou a fonte.

O incidente representa a mais recente expulsão de diplomatas russos de países ocidentais, depois que Estados Unidos, Polônia e países bálticos tomaram medidas parecidas este mês.

O pequeno país dos Balcãs já expulsou diplomatas russos em outras três ocasiões nos últimos anos, devido ao envenenamento do ex-espião russo Serguéi Skripal na cidade inglesa de Salisbury, pelo qual o Reino Unido acusou Moscou.

Após a invasão russa da Ucrânia iniciada no mês passado, a Macedônia do Norte seguiu os passos da União Europeia de sancionar a Rússia e responsáveis do país classificaram a Rússia de "Estado hostil".

Em março de 2020, a Macedônia do Norte se tornou o último Estado a ser incorporado à Otan, depois que o país mudou de nome para se distinguir da província grega Macedônia.

dd/ds/yad/jvb/mb/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Rusia diplomacia NMacedonia Ucrania

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar