Rússia quer Ucrânia dividida como a Coreia, diz autoridade de Inteligência de Kiev

O diretor de Inteligência da Defesa ucraniana, Kyrylo Budanov, especulou, neste domingo (27), que a Rússia, cujas tropas continuam avançando lentamente em direção à capital do país, Kiev, pode ter como objetivo dividir o país, do mesmo modo que se fez com as Coreias.

Em uma publicação no Facebook Budanov disse que a estratégia poderia resultado do fracasso do presidente russo, Vladimir Putin, em "capturar Kiev e derrubar o governo ucraniano".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Há razões para acreditar que ele pode tentar impor uma linha de separação entre as regiões ocupadas e não ocupadas do nosso país. Será, na verdade, uma tentativa de estabelecer as Coreias do Sul e do Norte na Ucrânia", acrescentou Budanov.

Tecnicamente, as duas Coreias seguem em guerra, depois que o conflito de 1950-53 terminou com um armistício, e não com um tratado de paz, selando a divisão da península.

Sua fronteira é uma área de quatro quilômetros de largura por 248 quilômetros de extensão, conhecida como Zona Desmilitarizada (DMZ, na sigla em inglês).

bur-jbr/pc/mb/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Russia Coreia Ucrania Vladimir Putin

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar