Mães israelenses e palestinas se reúnem pela paz às margens do Mar Morto

Israelenses e palestinas desafiaram o vento e a chuva para celebrar uma "conferência de paz" nesta sexta-feira às margens do Mar Morto, reunindo, pela primeira vez, dois importantes movimentos de mulheres de ambos os lados.

Centenas de ativistas da iniciativa palestina Mulheres do Sol e do movimento israelense Mulheres pela Paz compartilharam a poesia de Mahmud Darwish, fincaram bandeiras às margens do Mar Morto e prometeram seguir impulsionando a paz, apesar do bloqueio nas negociações políticas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Como mulheres, quando começamos a nos sentar e falar sobre nossos filhos e a vida, sentimos que nos conhecemos há muito tempo", disse à AFP Layla Sheikh, de Belém, Cisjordânia. "Podemos entender o sofrimento do outro e compartilhá-lo."

"Somos mães todas juntas. Sentimos que temos um papel a desempenhar na paz", comentou Pascale Chen, de Tel Aviv.

O premier de Israel, Naftali Bennett, que se opõe à criação de um Estado palestino, descartou as conversas de paz formais durante seu mandato, mas afirma que está comprometido com a ampliação das oportunidades econômicas para os palestinos na Cisjordânia.

gb/jjm/hc/mab/mis/lb

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

palestinos conflito Mães Israel Paz Mahmoud Abbas Benny Gantz

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar