EUA 'não tem intenção de usar armas químicas, independente das circunstâncias'

Os Estados Unidos "não têm a intenção de usar armas químicas independente das circunstâncias", ou seja, mesmo se a Rússia usá-las na Ucrânia, afirmou o conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, nesta sexta-feira (25).

Mas o responsável também garantiu, durante uma conversa com a imprensa a bordo do avião presidencial, que Moscou pagaria "um preço muito alto" se usar armas químicas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sullivan esclareceu as declarações do presidente americano Joe Biden que, na quinta-feira, prometeu uma "resposta" se um ataque semelhante acontecer.

Segundo Sullivan, existe agora uma "convergência" entre os líderes ocidentais sobre as medidas a serem tomadas caso a Rússia utilize armas químicas e acrescentou que a Casa Branca criou um grupo de trabalho sobre a questão.

"Fizemos esforços consideráveis para nos colocarmos em condições de responder com eficácia", disse, pouco antes de o avião no qual viajava com Biden pousar na Polônia, a cerca de 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia.

aue/via/bl/an/sag/mis/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Rusia armas Polonia guerra Ucrania

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar