Mandato do chefe da Otan, Jens Stoltenberg, é renovado por um ano devido à Ucrânia

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, anunciou nesta quinta-feira (24) que a aliança militar renovou o seu mandato por mais um ano, num contexto marcado pela invasão russa da Ucrânia.

Em uma mensagem no Twitter, Stoltenberg disse que estava "honrado" que a cúpula da Otan em Bruxelas nesta quinta-feira estendeu seu mandato "até 30 de setembro de 2023".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Enquanto enfrentamos a maior crise de segurança em uma geração, reafirmamos a unidade para manter nossa aliança forte e nosso povo seguro", disse ele.

O funcionário havia anunciado em fevereiro que em dezembro deste ano iria chefiar o Banco Central da Noruega.

A saída de Stoltenberg da aliança militar transatlântica foi anunciada em um momento de tensão crescente entre a Rússia e a Ucrânia e os nomes de seu substituto foram discutidos.

No entanto, a eclosão da guerra na Ucrânia levou a uma mudança de planos.

Stoltenberg, um economista de 62 anos que foi duas vezes primeiro-ministro da Noruega, tornou-se secretário-geral da Otan em 2014.

Desde então, sua gestão enfrentou dois momentos críticos.

A primeira delas ocorreu em 2019, quando o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parecia disposto a despedaçar a organização que Washington havia promovido em 1949.

Foi Stoltenberg quem deteve o ímpeto de Trump, segundo testemunhas.

A saída de Trump de cena apagou uma ameaça à Otan, mas a aliança posteriormente enfrentou uma grande crise com o caos generalizado no Afeganistão que se seguiu à retirada das tropas estrangeiras em agosto de 2021, após duas décadas de presença de guerra neste país devastado pelos conflitos.

ahg/es/bl/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Rusia OTAN Ucrania defesa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar