Já classificado e com Neymar, Brasil define futuro do Chile de Alexis e Vidal

Focado em acertar detalhes para a Copa do Catar-2022, para a qual já está classificado, o Brasil pode definir nesta quinta-feira no Maracanã o destino do Chile, que precisa pelo menos pontuar para manter vivo o sonho de ir ao Mundial.

Com Neymar de volta, embora sendo alvo de críticas pelo mau momento que vive no PSG, a seleção brasileira pode provocar a segunda ausência consecutiva da 'Roja' de uma Copa, depois de ficar de fora da edição da Rússia em 2018, e o enterro da geração de ouro de Alexis Sánchez e Arturo Vidal.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os chilenos, sextos com 19 pontos, a dois da repescagem e a três da última posição de classificação direta, precisam de algo que parece impossível para chegar à última rodada, na terça-feira, com boas chances: vencer o Brasil, que nunca perdeu em casa em uma partida de eliminatórias sul-americanas.

No Maracanã, no Rio de Janeiro, a partir das 20h30, o líder invicto (39 pontos em 15 jogos) voltará a se vestir de carrasco contra um adversário que se recusa a ser condenado.

Desfalque por lesão na rodada dupla anterior (1 a 1 com o Equador, 4 a 0 contra o Paraguai), Neymar está de volta... e, mais uma vez, com uma nuvem que o persegue.

O camisa 10 é um dos principais alvos dos torcedores e da imprensa francesa devido à eliminação do PSG nas oitavas de final da Liga dos Campeões diante do Real Madrid e um futebol sem brilho na Ligue 1, que no entanto sua equipe lidera.

"As realidades do clube são umas e as da seleção são outras", disse Tite.

Acostumado a apoiá-lo, o técnico e sua equipe defendem sua principal figura, de grande valia na busca pelo sexto título mundial: vice-artilheiro (7) e jogador com mais assistências (8) das Eliminatórias.

"Quando tenho Neymar ao meu lado me sinto muito mais forte, assim como meus companheiros. E ele também sente o mesmo", afirmou Lucas Paquetá, parceiro criativo de 'Ney'.

Sem ele, a equipe permaneceu invicta, embora tenha perdido sua magia, apesar do sangue jovem do Brasil ter dado a Tite novas armas no ataque.

Diante do desfalque de Raphinha por conta da covid-19, Antony e Vinicius Jr começariam ao lado de Neymar no ataque.

"Estamos nos preparando para a Copa do Mundo, vamos encará-la como um grande jogo", disse o atacante Antony, do Ajax da Holanda.

Quando começava a ganhar forma, na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o então técnico da Espanha, Vicente del Bosque, comparou a geração de ouro chilena aos "kamikazes" por sua dedicação e habilidade.

Aquelas características serão necessárias no Maracanã para que os jogadores que conquistaram duas Copas América (2015 e 2016) tenham chances de voar novamente.

"Temos certeza de que não podemos fazer um jogo tímido devido às necessidades que temos", disse o técnico Martín Lasarte.

Se vencer, o Chile entra pelo menos na zona da repescagem e joga seu destino contra o Uruguai (quarto, com 22 pontos) na terça-feira, em Santiago. Empatar ou perder seria uma agonia, dependendo dos outros resultados.

Para conseguir o feito, a Roja teve notícias agridoces envolvendo quatro titulares.

Vidal retorna depois de cumprir dois jogos de suspensão. Mas o zagueiro Guillermo Maripán e o atacante revelação Ben Brereton não viajaram ao Brasil devido a lesão, assim como o meio-campista Erick Pulgar por causa da covid-19.

"Entre as possibilidades e um suicídio há uma linha muito tênue, por isso temos que ver e fazer o melhor", disse Lasarte.

-- Possíveis escalações:

Brasil: Alisson - Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, Guilherme Arana - Casemiro, Fred, Lucas Paquetá - Antony, Neymar, Vinicius Jr. Técnico: Tite.

Chile: Claudio Bravo - Mauricio Isla, Paulo Díaz, Gary Medel, Enzo Roco, Gabriel Suazo - Claudio Baeza, Charles Aránguiz, Arturo Vidal - Eduardo Vargas, Alexis Sánchez. Técnico: Martín Lasarte.

Árbitragem: O argentino Darío Herrera e seus compatriotas Gabriel Chade e Facundo Rodríguez como assistentes.

raa/app/ma/aam

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

BRA Sudamérica fbl Clasificatoria Mundial CHI 2022 Catar WC Neymar Antony Paulo Diaz Mauricio Isla Martin Lasarte Enzo Roco Charles Aranguiz Thiago Silva Eduardo Vargas Claudio Baeza Arturo Vidal Raphinha Alisson Becker Vicente del Bosque Casemiro Ben Brereton Lucas Paqueta Guilherme Arana Claudio Bravo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar