Homem procurado nos EUA por ataque ao Capitólio obteve asilo político em Belarus

Um americano procurado nos Estados Unidos por ter participado do ataque ao Capitólio em Washington, em janeiro de 2021, obteve asilo político em Belarus, informou a agência de imprensa estatal bielorrussa Belta.

"O cidadão americano Evan Neumann obteve o status de refugiado em Belarus", disse a agência Belta na noite de terça-feira(22).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A agência acrescentou que os documentos lhe foram entregues no mesmo dia pelas autoridades da região de Brest (oeste), perto da fronteira com a Polónia.

O homem teria entrado ilegalmente em Belarus, um país aliado da Rússia, vindo da Ucrânia, em agosto, antes de pedir asilo meses depois, segundo a mídia pública bielorrussa.

"Em Belarus me sinto seguro. Estou calmo, amo este país", disse Neumann ao Belta.

Evan Neumann, 49, está na lista de procurados do FBI nos Estados Unidos, onde enfrenta várias acusações relacionadas ao ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Ele é acusado especialmente de ter atacado a polícia.

Naquele dia, milhares de simpatizantes de Donald Trump invadiram a sede do Congresso dos EUA, buscando impedir que os congressistas validassem a vitória do democrata Joe Biden na eleição presidencial.

O relatório do FBI sobre Neumann, disponível no site do Departamento de Justiça dos EUA, indica que, de acordo com seu perfil no LinkedIn, ele teria participado da "revolução laranja" que levou os pró-ocidentais ao poder na Ucrânia em 2004 e 2005.

bur/eg/mb/jc

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EEUU Bielorrrusia política

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar