Total diz que interromperá compras de petróleo e derivados russos até o final de 2022

O grupo francês TotalEnergies anunciou nesta terça-feira (22) que interromperá todas as compras de petróleo russo e produtos derivados, "até o final de 2022".

A empresa, criticada por não ter abandonado a Rússia no contexto da invasão da Ucrânia, explicou em comunicado que está tomando "medidas adicionais" diante da "escalada do conflito".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"A TotalEnergies toma unilateralmente a decisão de não renovar os contratos (...) Em particular, buscará alternativas - através de importações da Polônia - para a sua refinaria de Leuna localizada no leste da Alemanha.

Também importará diesel de outros lugares, em particular de sua refinaria Satorp na Arábia Saudita (copropriedade da Saudi Aramco), disse.

O grupo francês é acionista de 19,4% da gigante russa do gás Novatek e tem participações de 20% na Yamal LNG e 10% na Arctic LNG 2 para produzir gás natural liquefeito.

jmi/pn/er/aoc/mb/jc

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Rusia energia Ucrania Yannick Jadot

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar