Guerra na Ucrânia segue turbinando preços do gás e do petróleo

Os preços do petróleo subiram novamente nesta sexta-feira (4) e os preços do gás atingiram recordes na Europa, em meio a preocupações com o fornecimento de energia da Rússia devido às sanções impostas pela invasão da Ucrânia.

O petróleo americano Western Texas Intermediate (WTI), listado em Nova York, era negociado a 113,36 dólares por barril às 15:20h GMT (12:20h Bras), uma alta de 5,24%.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Do outro lado do atlântico, o Brent do Mar do Norte, petróleo de referência na Europa, ganhou 4,72%, e subiu para 115,67 dólares, depois de ter oscilado em torno da barreira dos 120 dólares na quinta-feira.

Por enquanto, as sanções econômicas ocidentais preservaram o setor de energia da Rússia, mas os compradores estão se distanciando por medo de novas medidas.

O medo de interrupções nas exportações da Rússia, que fornece 40% das importações de gás da Europa, fez com que o gás de referência do mercado europeu, o holandês TTF, atingisse o recorde de 213,895 euros por megawatt/hora (MWh).

ved-js-acc-/jvb/gf

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Rússia mercado GB Ucrânia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar