Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

TV pública russa RT é retirada do ar no Reino Unido

10:20 | Mar. 03, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

O canal estatal russo em língua inglesa RT, acusado de transmitir "propaganda tóxica" de Moscou sobre sua invasão da Ucrânia e alvo de várias investigações pelo regulador audiovisual britânico, foi retirado do ar no Reino Unido, informou o governo nesta quinta-feira (3).

"Desde o momento em que (o presidente russo Vladimir) Putin começou sua invasão, fui muito clara de que a emissora não poderia explorar nossa mídia livre para espalhar propaganda tóxica nos lares britânicos", disse a ministra da Cultura, Nadine Dorries, perante o Parlamento.

"Fiquei muito satisfeita ao ver ontem que o canal não é mais transmitido na televisão britânica depois de ter sido retirado dos serviços de transmissão Sky, Freeview e Freesat", acrescentou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A ministra disse que também escreveu para a Meta - empresa controladora do Facebook e Instagram - e para o popular aplicativo TikTok para fazer "todo o possível" para bloquear o acesso à RT no Reino Unido, enquanto o YouTube já aplicou essa medida.

A RT (antes Russia Today) é alvo de 27 investigações do regulador de mídia britânico Ofcom, por falta de imparcialidade em sua cobertura da invasão russa da Ucrânia.

Na semana passada, Londres pediu uma revisão de sua licença de transmissão, mas o primeiro-ministro Boris Johnson disse que preferia que a decisão viesse do regulador independente e não de políticos, em nome da "liberdade de expressão".

Outro veículo russo, Sputnik, foi oficialmente banido da União Europeia, onde sua proibição de transmissão entrou em vigor na quarta-feira.

Enquanto isso, o site de notícias em russo da BBC viu sua audiência mais do que triplicar desde o início da invasão, para uma média de 10,7 milhões de visitas por semana, em comparação com o mesmo período do ano anterior, anunciou o grupo de radiodifusão pública britânico em comunicado.

Já o número de visitantes russos do site em inglês bbc.com subiu 252%, para 423.000 na semana passada.

mpa-acc/mb/mr

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar