Operador de satélites OneWeb suspende lançamentos do cosmódromo russo

O operador de satélite OneWeb anunciou, nesta quinta-feira (3), a suspensão de todos seus lançamentos do Cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão, em um contexto de crescente tensão entre a Rússia e os países ocidentais pela invasão da Ucrânia.

"O conselho de administração da OneWeb votou pela suspensão de todos os lançamentos de Baikonur", disse a operadora internacional, com sede em Londres, em um comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na quarta-feira (2), a Rússia ameaçou deixar de enviar satélites da OneWeb e exigiu que o governo britânico se retirasse do projeto. Também pediu garantias de que os próximos lançamentos não seriam usados para fins militares.

Um foguete Soyuz, operado pela OneWeb e pela Arianespace, deveria decolar de Baikonur, no próximo sábado (5), levando 36 satélites.

acc/mar/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Russia telecomunicações GB Ucrania

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar