Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Macron lança em março campanha à reeleição, dizem fontes partidárias

07:55 | Fev. 23, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

O presidente francês, o centrista Emmanuel Macron, lançará sua campanha à reeleição com um primeiro comício em Marselha, no sul do país, em 5 de março - disseram três fontes de seu partido nesta quarta-feira (23) à AFP.

Macron deve confirmar sua candidatura na próxima semana, em uma data ainda a ser definida. Até o momento, as pesquisas mostram sua liderança tanto no primeiro turno, marcado para 10 de abril, quanto no segundo, duas semanas depois.

Os candidatos à Presidência têm até 4 de março para se inscrever. Da extrema direita à esquerda radical, seus rivais já estão em campanha, mas Macron adiou a sua, devido à crise na Ucrânia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo sua equipe, o chefe de Estado, de 44 anos, busca mostrar que trabalha "até o último quarto de hora" de seu mandato. A oposição acusa o presidente de fazer campanha "de forma encoberta".

Desde que chegou ao poder em 2017 com um desejo reformista e europeísta, Macron enfrentou várias crises. Entre elas, o protesto social dos "coletes amarelos" e a crise sanitária mundial da covid-19.

Segundo as pesquisas, a principal preocupação dos franceses é a perda de poder aquisitivo, em um contexto de aumento dos preços da energia, o qual o governo se esforça para frear.

Para analistas, Macron, que já antecipou seu desejo de retomar sua polêmica reforma da Previdência adiada pela pandemia, está se beneficiando das brigas entre rivais à sua direita, assim como da divisão à esquerda.

Na sondagem da Elabe publicada nesta quarta, o presidente aparece com 24,5% das intenções de voto no primeiro turno, seguido dos candidatos de extrema direita Marine Le Pen (18%) e Éric Zemmour (13,5%).

adc-leb-tjc/bl/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar