Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

EUA lançam seu maior leilão para operação de geradores eólicos offshore

19:27 | Fev. 23, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

Os Estados Unidos lançaram nesta quarta-feira (23) um leilão público para a operação de geradores eólicos offshore em seis áreas localizadas ao longo das costas dos estados de Nova York e Nova Jersey, a maior operação do tipo a ser realizada no país.

Iniciados em 48,8 milhões de dólares, os lances chegaram a US$ 617 milhões ao meio-dia, após 11 rodadas. A concorrência pode durar até sexta-feira, segundo a agência que supervisiona o processo, o Escritório de Administração de Energia Oceânica (Boem).

As seis zonas propostas representam mais de 2 mil quilômetros quadrados (488 mil acres) em um setor triangular chamado New York Bight. Em sua potência máxima, devem fornecer sete gigawatts, a eletricidade necessária para 2 milhões de residências.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Cerca de 25 empresas foram autorizadas a participar da operação, entre elas especialistas europeus como Avangrid Renewables, Equinor ASA e EDF Renewables Development, além de grupos americanos como Invenergy e Arevia Power.

A operação representa um marco "pois é a primeira licitação organizada pelo governo federal desde 2018", ressaltou Lesley Jantarasami, especialista do setor energético do grupo Bipartisan Policy Center.

O governo de Joe Biden se comprometeu logo após sua posse a criar as condições para produzir 30 gigawatts de energia eólica offshore até 2030.

"Há muito tempo, todos dizem que esta forma de energia está prestes a decolar, pois há muitos investidores, e que as empresas europeias (mais experientes que as americanas nestes projetos, ndr) estão prontas para participar", explicou a especialista.

"Mas não havíamos visto o governo federal tomar medidas concretas para tornar isso realidade. As pessoas querem ver os projetos avançarem", acrescentou.

Onze empresas participaram em 2018 dos leilões para a exploração de três lotes que abrangem 1.578,2 quilômetros quadrados (cerca de 390 mil acres) perto de Massachusetts. Três delas venceram a concorrência por um total de 405 milhões de dólares, após 32 rodadas.

jum/juj/rle/cjc/dl/ic/mvv

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar