Polícia portuguesa frustra ataque a universidade em Lisboa

A polícia judicial portuguesa informou que prendeu um estudante de 18 anos suspeito de preparar um ataque contra a Faculdade de Ciências de Lisboa e que comparecerá perante um tribunal nesta sexta-feira (11).

Detido na quinta-feira por suspeita de "prática de crime terrorista", o jovem será interrogado hoje por um juiz que decidirá quais as medidas de controle serão aplicadas, segundo um comunicado divulgado pela polícia judicial.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda não se sabe as motivações do estudante, descrito como discreto e sem antecedentes criminais. Aparentemente, ele planejava o ataque, sozinho, há várias semanas, de acordo com a imprensa local.

Durante uma operação de busca, a polícia judicial apreendeu várias armas e encontrou "um plano com os detalhes da ação criminosa", relataram os investigadores.

O jornal Publico noticiou que os responsáveis portugueses foram alertados por autoridades estrangeiras que encontraram provas da preparação deste ataque.

"O trabalho realizado pelas autoridades sempre permitiu garantir a segurança da comunidade científica", assegurou o porta-voz da Universidade de Lisboa, acrescentando que "nada indica que seja necessário mudar o funcionamento normal da instituição".

lf/ia/sag/es/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ataque universidade polícia Portugal

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar