Participamos do

China: Xi Jinping e Putin fortalecem laços bilaterais em encontro em Pequim

09:14 | Fev. 04, 2022
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, se encontraram nesta sexta-feira, 4, em Pequim em uma cúpula logo antes dos Jogos Olímpicos de Inverno, mostrando uma frente unida em meio a um tenso impasse com o Ocidente sobre a mobilização de tropas russas perto da Ucrânia.

A cúpula marca o primeiro encontro presencial com outro líder estrangeiro em mais de dois anos para Xi, que permaneceu na China durante toda a pandemia de covid-19. Putin abriu a reunião dizendo que chegou a Pequim com um novo contrato para fornecer 10 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano para a China.

"Nossos petroleiros prepararam novas soluções muito boas para o fornecimento de hidrocarbonetos à República Popular da China", disse o líder russo em comentários televisionados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Putin e Xi planejam adotar um pacote de medidas, incluindo iniciativas intergovernamentais e comerciais, e Moscou disse ter "mais de 15 contratos e acordos na pasta preparada para esta visita". Os dois líderes também planejam continuar a cooperação nas áreas de energia atômica, tecnologia, agricultura e transporte, além de outras áreas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags