Atriz italiana Monica Vitti, musa de Antonioni, morre aos 90 anos

A artista atuou na trilogia "A Aventura", "A Noite" e "O Eclipse". Monica havia sido diagnosticada com Mal de Alzheimer.

A atriz italiana Monica Vitti, musa de seu compatriota Michelangelo Antonioni, morreu aos 90 anos, informou nesta quarta-feira o ministro da Cultura italiano, Dario Franceschini. A intérprete atuou na trilogia "A Aventura" (1960), "A Noite" (1961), "O Eclipse" (1962), um marco na história do cinema europeu.

"Adeus Monica Vitti, adeus à rainha do cinema italiano. Hoje é um dia verdadeiramente triste, morre uma grande artista e uma grande italiana", escreveu o ministro em um comunicado depois de recordar a longa carreira da atriz, tanto em comédias como dramas. A italiana foi homenageada com o Leão de Ouro honorário pela carreira no Festival de Veneza de 1995.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A causa da morte não foi divulgada. A atriz, porém, já estava longe da vida pública desde 2001. Ela foi diagnosticada com Mal de Alzheimer.

Indicada ao prêmio BAFTA pelo longa "A Aventura", Monica também ganhou, em 1983, o prêmio de melhor atriz no Festival de Berlim por "Flirt". 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Itália cinema gente Monica Vitti Michelangelo Antonioni Dario Franceschini

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar