Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

PIB britânico supera em novembro nível pré-covid, mas ômicron é ameaça

11:21 | Jan. 14, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

A economia britânica registrou crescimento de 0,9% em novembro, superando pela primeira vez seu nível pré-pandemia, mas economistas advertem que é provável que volte a retroceder, como consequência da variante ômicron do coronavírus.

Com essa alta, o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido se situou, em novembro, 0,7% acima de seu nível de fevereiro de 2020, informou o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês), nesta sexta-feira (14).

A economia britânica havia registrado um aumento de 0,2% em outubro, percentual revisado para cima após uma estimativa inicial de 0,1%.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O aumento de novembro foi maior do que os economistas esperavam. Eles alertam, porém, que a chegada da nova variante será sentida quando forem divulgados os números de dezembro.

"É quase certo que o PIB caiu em dezembro, porque as famílias voltaram a retrair (os gastos)" na hora de fazer passeios e compras, por conta da nova variante, explicou Samuel Tombs, da Pantheon Macroeconomics.

Tombs prevê uma queda de 0,6% em dezembro, e de 0,3%, em janeiro.

ode-acc/bl/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar