Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Rússia tem adotado medidas para minar segurança europeia, diz conselheiro dos EUA

Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan afirmou nesta quinta-feira que a Rússia "tem adotado medidas para minar a segurança europeia". Durante entrevista coletiva da Casa Branca, a autoridade disse que os EUA estão por um lado prontos para seguir e avançar com a via diplomática, "mas também preparados se a Rússia escolher outro caminho".

O governo norte-americano critica a Rússia por reforçar sua presença militar na fronteira ucraniana. "Continuamos a apoiar a Ucrânia e seu povo na defesa de sua integridade territorial", ressaltou Sullivan, dizendo que caso a Rússia atue de forma agressiva os americanos atuarão para impor um "custo significativo" sobre ela.

O conselheiro disse que, após diálogos recentes, não há conversas com autoridades russas já agendadas, neste momento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo ele, primeiro Washington pretende falar com seus parceiros sobre o quadro. Sullivan pediu que a Rússia adote passos para desinflar as tensões, como reduzir o número de tropas na fronteira com a Ucrânia.

Mais cedo, a União Europeia estendeu sanções contra a Rússia por causa da situação na Ucrânia. Segundo Sullivan, "sanções não são uma panaceia", mas são uma das possibilidades estudadas por Washington, caso a Rússia invada a Ucrânia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar