Primeiro-ministro português quer governar sozinho se não alcançar maioria

O primeiro-ministro de Portugal, o socialista António Costa, quer governar sozinho se não alcançar a maioria absoluta nas eleições legislativas de 30 de janeiro, disse ele durante um debate televisionado nesta quinta-feira (13).

"Se não tiver maioria absoluta, não vou virar as costas aos portugueses", disse Costa, no poder desde 2015 graças ao apoio de formações de esquerda radical.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"A solução que encontramos até agora não é mais possível nas atuais circunstâncias", acrescentou o socialista durante um debate com seu oponente de centro-direita, Rui Rio.

Costa citou a possibilidade de buscar diferentes alianças parlamentares dependendo de cada lei ou um acordo com o pequeno partido PAN, a favor dos direitos humanos e contra os maus-tratos dos animais.

Por seu lado, Rui Rio estava aberto a negociar com os socialistas caso vença as eleições e assim evitar depender da extrema direita para formar um governo estável.

De acordo com três pesquisas publicadas quarta e quinta-feira, o Partido Socialista (PS) de Costa é o grande favorito nas eleições. Mas, como em 2019, não obteria a maioria absoluta que deseja.

O Partido Social Democrata (PSD), de centro-direita, de Rui Rio, aparece na segunda posição, à frente do Bloco de Esquerda e da Coalizão Comunistas-Verde, ex-parceiros de Costa e que estão praticamente empatados com o Chega, de extrema direita.

O acordo de Costa desde 2015 com essas duas formações de esquerda chegou ao fim quando retiraram seu apoio e bloquearam o projeto orçamentário de 2022.

Para ultrapassar este obstáculo, o presidente da República, o conservador Marcelo Rebelo de Sousa, dissolveu o Parlamento e convocou eleições antecipadas.

tsc/ybl/dbh/dl/am

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições governo parlamento política Portugal Marcelo Rebelo de Sousa António Costa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar