Protestos em massa contra militares no Sudão geram confrontos em Cartum

Milhares de sudaneses protestaram nesta terça-feira(4) contra os militares em Cartum e em outras cidades do país africano, dois dias após a renúncia do primeiro-ministro civil.

Policiais, soldados e paramilitares dispararam gás lacrimogêneo contra os civis concentrados em frente ao palácio presidencial na capital, segundo testemunhas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os manifestantes gritavam "Não, não ao governo militar!" e pediam a queda da Junta liderada pelo general Abdel Fatah al Burhan, que conduziu o golpe de 25 de outubro.

As ruas de acesso ao quartel-general foram fechadas, em meio a um imponente dispositivo de segurança.

Dezenas de manifestantes também se reuniram na cidade vizinha de Omdurmán, bloqueando ruas com paralelepípedos e tijolos.

Ativistas pró-democracia intensificaram os pedidos de manifestações depois que o então primeiro-ministro Abdullah Hamdok e seus ministros foram detidos.

O golpe gerou manifestações massivas e uma repressão violenta que já deixou pelo menos 57 mortos e centenas de feridos, segundo o sindicato dos médicos.

Pelo menos 13 mulheres relataram estupro durante os distúrbios, de acordo com relatórios da ONU.

Em 21 de novembro, Burhan restabeleceu Hamdok no poder depois de chegar a um acordo no qual prometia convocar eleições em meados de 2023. O movimento de protesto considerou a medida uma "traição" e manteve a pressão nas ruas.

Apesar da repressão mortal e da pressão popular, a revolta contra o general Omar al Bashir, deposto em 2019 pelo exército, voltou-se contra os próprios militares após o golpe.

Nesta terça-feira, os ativistas instaram os manifestantes a tomarem as ruas rumo ao palácio presidencial "até obterem a vitória".

A renúncia de Hamdok trouxe temores de um possível retorno à ditadura.

bur/feb/hj/mab/age/js

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Sudán política fuerzas-armadas manifestação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar