EUA prometem fundo de proteção e Bolsonaro acusa mídia de fake news

Os governos de Joe Biden e de Jair Bolsonaro mostraram que estão fora de sintonia durante a cúpula pela democracia, organizada pelo americano nesta quinta, 9. Enquanto o presidente dos EUA prometeu investimento para fortalecer a imprensa e proteger jornalistas investigativos, o brasileiro acusou a mídia tradicional de propagar desinformação.

No discurso de abertura, Biden prometeu criar um fundo internacional para a mídia de interesse público, para financiar a imprensa independente ao redor do mundo. O governo americano também se comprometeu a criar, por meio da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), um novo fundo de defesa para ajudar na proteção de jornalistas investigativos que são alvos de ações judiciais e campanhas de difamação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Liberdade

"Uma mídia livre e independente é o alicerce da democracia. É assim que o público se mantém informado e como os governos são responsabilizados. E, em todo o mundo, a liberdade de imprensa está ameaçada", disse Biden.

Bolsonaro, por sua vez, atacou a imprensa profissional no documento que enviou à Casa Branca, no qual assumiu compromissos com a defesa da democracia brasileira - entre eles, a garantia de eleições livres.

No tópico sobre defesa da liberdade de expressão, o governo brasileiro escreveu: "Reconhecendo os desafios relacionados à proliferação de desinformação, em especial pela grande parte da mídia tradicional, o governo continuará a salvaguardar a liberdade de expressão, incluindo na internet, de acordo com a legislação nacional e padrões internacionais."

A exemplo do ex-presidente americano Donald Trump, que foi banido das plataformas online após o ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro, Bolsonaro usou a presença na cúpula para defender o ambiente de "internet livre". O governo Biden, por sua vez, tem cobrado empresas como o Facebook a se posicionarem de maneira mais contundente quando há disseminação de desinformação online.

Bolsonaro costuma alegar que há censura e perseguição por parte das plataformas de redes sociais quando é realizada a remoção de conteúdo comprovadamente falso. Os aliados do presidente também acusam o Supremo Tribunal Federal de promover uma perseguição contra o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA/DEMOCRACIA/CÚPULA/BOLSONARO/BIDEN

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar