Avião de combate a incêndio da Rússia cai no sul da Turquia; oito morrem

Um avião de combate a incêndios alugado da Rússia caiu neste sábado, 14, em uma área montanhosa no sul da Turquia, informou a imprensa estatal.
O Ministério da Defesa russo disse que o anfíbio Beriev BE-200 caiu enquanto tentava pousar na província de Adana. O órgão disse que o avião transportava cinco militares russos e três oficiais turcos. Todos morreram.
Não há informações sobre o destino da tripulação ou o motivo do acidente. Uma equipe para investigar a queda foi enviada ao local.
A agência de notícias Anadolu disse que o avião estava vinculado ao Diretório Geral Florestal da Turquia. Equipes de busca e resgate foram enviadas para a área na vizinha Kahramanmaras, onde o incêndio e o acidente foram relatados. A Anadolu disse ainda que o avião já havia combatido incêndios na província de Antalya.
O governador de Kahramanmaras, Omer Faruk Coskun, disse à agência de notícias estatal que um incêndio florestal começou depois que um raio atingiu árvores.
"Tínhamos despachado um avião para a área, mas há algum tempo perdemos a comunicação e ele caiu. A situação é muito recente. Enviamos muitas unidades para a área onde o avião caiu ", disse ele.
Os incêndios florestais na região mediterrânea da Turquia começaram no final de julho e queimaram milhares de hectares de florestas, principalmente nas províncias litorâneas de Mugla e Antalya. O ministro florestal da Turquia, Bekir Pakdemirli, disse na quinta-feira, 12, que 299 incêndios foram controlados em 16 dias por bombeiros, que usaram helicópteros e aviões. Oito pessoas morreram. A Turquia e toda a região do Mediterrâneo sofreram uma prolongada onda de calor.
Cientistas do clima dizem que há poucas dúvidas de que as mudanças climáticas causadas pela queima de carvão, petróleo e gás natural estão causando eventos mais extremos, como ondas de calor, secas, incêndios florestais, inundações e tempestades.
Anadolu disse que o avião que caiu também combateu incêndios em Antalya.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Turquia incêndios avião Rússia queda mortes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar