PUBLICIDADE
Mundo
NOTÍCIA

Homem encontra pedra preciosa rara avaliada em R$ 515 milhões no quintal de casa

A pedra foi encontrada quando o morador decidiu cavar um poço. A rocha é uma "safira estrela" e já é considerada uma das maiores pedras preciosas encontradas.

22:53 | 28/07/2021
A rocha foi batizada de "Safira da Serendipidade" (Foto: Reprodução)
A rocha foi batizada de "Safira da Serendipidade" (Foto: Reprodução)

Um comerciante de pedras preciosas conhecido como Sr. Gamage encontrou em seu quintal uma rocha inusitada. O achado se trata de um aglomerado de safiras que pesa cerca de 510 kg e foi avaliado em 72 milhões de libras esterlinas, o equivalente a R$ 515 milhões. O comerciante reside no município de Ratnapura, no Sri Lanka. O local é conhecido como a "cidade das joias".

De acordo com informações do portal UOL, as pedras foram encontradas quando o homem contratou pessoas para escavarem um poço. Ele já teria sido alertado pelos trabalhadores sobre a existência de pedras raras e preciosas no local.

A rocha, batizada de "Safira da Serendipidade", foi descoberta há cerca de um ano, mas só foi divulgada recentemente pois as autoridades do Sri Lanka estavam realizando processos burocráticos. A pedra tem passado por limpezas e análises desde que foi encontrada. A rocha demorou quase um ano para ser limpa. 

De acordo com o presidente da Autoridade Nacional de Joias e Gemas do Sri Lanka, Thilak Weerasinghe, a rocha trata-se de uma “safira estrela”. Devido ao tamanho, provavelmente a maior do mundo dessa categoria. O destina da pedra ainda não está acertado, é possível que possa ser adquirida por colecionadores privados ou museus.