Fortes chuvas na Alemanha: entenda o que está acontecendo no país da Europa

Inundação de cidades na Alemanha e na Bélgica, e chuvas na Holanda mostram efeitos das mudanças climáticas na Europa; saiba por que os desastres estão acontecendo no continente

Na última semana, fortes chuvas atingiram diversos países da Europa, causando mortes e destruição na Alemanha, na Bélgica e na Holanda. Pessoas ficaram desabrigadas pelo rompimento de barragens, e a inundação atingiu cidades inteiras no continente.

O POVO listou algumas informações sobre os acontecimentos na Europa. Confira abaixo:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O que está acontecendo na Alemanha e em outros países da Europa?

O Hemisfério Norte do planeta está no Verão. A estação é conhecida pela presença de chuvas e altas temperaturas, sendo comuns registros de mortes por ondas de calor na Europa durante esta época do ano.

Em 2021, porém, as chuvas ficaram muito acima do esperado. Com a precipitação recorde, rios transbordaram e barragens se romperam, causando prejuízos em várias cidades. Há também mortes, pessoas desaparecidas e milhares desalojadas.

Além dos riscos das próprias chuvas, há também o perigo do rompimento de barragens. Por este motivo, diversas cidades deram ordem de evacuação aos moradores.

Quantas pessoas morreram? Quantas estão desaparecidas?

Até o momento, foram confirmadas mais de 150 mortes devido às enchentes na Europa. Já se contabilizaram 106 óbitos na Alemanha e 20 na Bélgica.

Além das mortes, há dezenas de pessoas desaparecidas nos dois países e também na Holanda. Várias cidades ficaram isoladas pelos alagamentos, com pessoas ilhadas em suas casas.

A contagem de desalojados, até o momento, é de cerca de 10 mil pessoas, que permanecem em abrigos improvisados ou na casa de parentes. Também há cerca de 200 mil casas sem energia elétrica.

O que causou as chuvas na Alemanha e parte da Europa?

As mudanças climáticas têm sido apontadas como o principal fator das inundações de 2021 na Europa. Na América do Norte, o Canadá registra temperaturas recordes, que já levaram a mais de cem mortes.

No caso da Europa, o desequilíbrio da natureza tem se manifestado, além de calor recorde, nas chuvas muito acima do habitual: é o maior nível de precipitações em um século. Algumas regiões da Alemanha tiveram, em 24 horas, o dobro das chuvas esperadas para todo o mês de julho.

Além da Alemanha, quais outros países da Europa foram afetados?

Os locais com efeitos mais graves da inundação são Alemanha, Bélgica e Holanda. Este último tem a maior parte de seu território abaixo do nível do mar, sendo protegido de inundações por um sistema de barragens que tem sido construído desde os anos 1950. Em menor grau, Suíça, França e Luxemburgo também tiveram alertas de chuvas emitidos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuvas na europa chuvas na alemanha inundação na alemanha chuvas na holanda

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar