Israel testa laser aerotransportado para derrubar drones

Laser aerotransportado conseguiu derrubar vários drones a uma altura de 900 metros e um raio de um quilômetro

Israel anunciou nesta segunda-feira, 21, que havia usado um laser aerotransportado para derrubar drones em uma série de testes, um "avanço tecnológico" que poderia fortalecer seu sistema de defesa.

Este novo sistema de laser, instalado a bordo de uma pequena aeronave civil e "testado na semana passada", permite alvejar qualquer objeto voador, incluindo "drones, obuseiros, foguetes, mísseis balísticos", disse Yaniv Rotem, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ministério da Defesa de Israel.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O laser aerotransportado conseguiu derrubar vários drones a uma altura de 900 metros e um raio de um quilômetro. Mas, uma vez aperfeiçoado, poderá interceptar alvos em um raio de 20 km, disse Rotem em uma videoconferência.

Essa tecnologia, desenvolvida pelo Ministério da Defesa e pela empresa israelense Elbit Systems, utiliza técnicas de detecção aérea do exército e, em seguida, impulsiona um laser de 100 quilowatts na direção do alvo, explicou Rotem à imprensa.

Um protótipo operacional pode ficar pronto "em três ou quatro anos", segundo ele.

O ministro da Defesa, Benny Gantz, saudou um "avanço tecnológico".

"O sistema de laser possibilitará enfrentar uma série de ameaças, dando segurança ao Estado de Israel e ao mesmo tempo reduzindo os custos de interceptação", afirmou em nota.

Em seu último confronto com o Hamas em maio, o governo israelense indicou que seu sistema antiaéreo "Domo de Ferro" interceptou 90% dos 4.300 foguetes lançados do enclave palestino de Gaza pelo movimento islâmico.

Cada míssil para derrubar foguetes do Hamas custa dezenas de milhares de dólares.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Israel armamento defesa Benny Gantz

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar