Austrália registra primeira morte por Covid-19 em 2021

Mesmo assim, máscaras não serão mais obrigatórias em locais públicos, e reuniões entre pessoas não terão mais restrições

A Austrália registrou, nesta terça-feira, 13, a primeira morte por Covid-19 no país em 2021. A informação foi confirmada por autoridades de saúde do estado australiano de Queensland. A vítima, um homem de 80 anos, chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu e morreu na segunda-feira, 12. Até então, o último óbito registrado no país datava de 28 de dezembro de 2020.

De acordo com a chefe do Escritório Médico de Queensland, Jeanette Young, o idoso contraiu a doença nas Filipinas e recebeu o diagnóstico em 25 de março, enquanto cumpria a quarentena obrigatória a todas as pessoas, australianas ou não, que chegam de outros países.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo Jeanette Young, o risco de transmissão da Covid-19 no Estado está controlado porque todas as pessoas que estavam no mesmo voo desse idoso já cumpriram a quarentena obrigatória e, portanto, não transmitem mais o vírus. Ela reforçou o pedido para que todos apresentando qualquer sintoma façam o teste da Covid-19.

LEIA MAIS: Austrália descarta uso da vacina da Johnson & Johnson

No fim de março, a maior cidade de Queensland, Brisbane, e parte do Estado entraram em lockdown após as autoridades registrarem casos da doença entre um grupo de pessoas que já estavam sob quarentena. O isolamento forçado durou três dias. A partir de então, outras restrições de circulação têm sido paulatinamente retiradas.

Apesar da morte e de dois novos casos terem sido registrados hoje em Queensland, as medidas de combate ao coronavírus no Estado serão totalmente retiradas a partir da próxima quinta-feira, dia 15. Máscaras não serão mais obrigatórias em locais públicos, e reuniões entre pessoas não terão mais restrições.

LEIA MAIS: Sem mortes por Covid-19, Austrália já realiza eventos com milhares de pessoas

Desde o início da pandemia, 910 pessoas morreram na Austrália por coronavírus. A maioria dessas mortes ocorreu durante um pico entre agosto e setembro do ano passado, quando a média móvel de novas vítimas chegou a 56 por dia. O país tem cerca de 25,3 milhões de habitantes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

AUSTRÁLIA CORONAVÍRUS MORTE

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar