Bulgária tem dia de eleições parlamentares e governo atual pode ser reeleito

A Bulgária registra neste domingo um dia de eleição parlamentar, após meses de protestos anticorrupção e em meio ao aumento do número de infecções por coronavírus. Apesar da queda na popularidade, as sondagens indicam que o atual primeiro-ministro, Boyko Borisov, tende a liderar a votação, podendo conquistar o seu quarto mandato. Os resultados serão anunciados ainda hoje, após o encerramento da eleição.

As últimas pesquisas eleitorais feitas no país sugeriram que, embora o parlamento esteja fragmentado, com parte lutando para eleger um novo governo, o partido de Borisov ainda deve terminar com a maioria dos assentos. De acordo com as pesquisas, o partido do governo atual estava de cinco a dez pontos percentuais à frente de seu principal adversário, o Partido Socialista Búlgaro, mas longe de obter a maioria absoluta necessária para governar sozinho.

Além disso, autoridades esperam que menos búlgaros compareçam nas votações, em razão do aumento da propagação da covid-19. Isso poderia beneficiar os parlamentares em exercício.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Bulgária eleição protestos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar