PUBLICIDADE
Mundo
NOTÍCIA

Igreja Católica francesa oferecerá indenização às vítimas de pedofilia

Os 120 bispos da França, que se reuniram em uma assembleia plenária, votaram também onze resoluções, várias delas a favor do combate à pedofilia

10:26 | 26/03/2021
Bispos da França em 26 de março de 2021 em Notre-Dame de Lourdes, durante uma assembleia sobre a ecologia e a luta contra a pedofilia       (Foto: GEORGES GOBET / AFP)
Bispos da França em 26 de março de 2021 em Notre-Dame de Lourdes, durante uma assembleia sobre a ecologia e a luta contra a pedofilia (Foto: GEORGES GOBET / AFP)

A Igreja Católica francesa oferecerá uma compensação financeira aos milhares de menores que foram vítimas de abusos sexuais cometidos por membros do clero desde os anos 1950, anunciou nesta sexta-feira (26) a Conferência Episcopal.

 

"A Igreja quer assumir sua responsabilidade perante a sociedade, pedindo perdão por seus crimes e falhas", anunciaram os bispos franceses em uma entrevista coletiva, explicando que essa "contribuição econômica" será financiada por um "fundo" especial determinado por um "organismo independente que se encarregará de examinar as solicitações".

 

Os 120 bispos da França, que se reuniram em uma assembleia plenária, votaram também onze resoluções, várias delas a favor do combate à pedofilia.

 

Eles decidiram, entre outras coisas, o princípio de um "dia de oração" todo ano em memória das vítimas de abusos sexuais, proposto pelo Vaticano. Além disso, "continuarão trabalhando" no projeto de criação de um memorial possivelmente na cidade de Lourdes (sudoeste da França).

 

Os bispos também decidiram formar uma "equipe nacional de ouvintes" e criar um "tribunal penal canônico nacional".

 

"Ao menos 10.000" menores foram vítimas de abusos sexuais cometidos dentro do clero na França nos últimos 70 anos, segundo informou no início do mês uma comissão independente encarregada de investigar esses acontecimentos.