Vulcão Sinabung da Indonésia entra em erupção

Os vulcanologistas registraram mais de 13 projeções que alcançaram 5.000 metros de altura sobre a ilha de Sumatra

O vulcão indonésio Sinabung entrou em erupção nesta terça-feira com uma grande coluna de cinzas e fumaça de vários quilômetros de altura sobre o nível do mar.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os vulcanologistas registraram mais de 13 projeções que alcançaram 5.000 metros de altura sobre a ilha de Sumatra.

 

As autoridades indonésias elevaram o nível de alerta para o vulcão, que já está no terceiro de uma escala de quatro, mas negaram acesso a uma zona de cinco quilômetros ao redor de sua cratera.

 

A nuvem de fumaça do Sinabung é a maior desde 2010, disse Muhammad Nurul Asrori, responsável por monitorar as atividades do vulcão.

 

"A grande cúpula de lava pode entrar em erupção a qualquer momento, provocando uma avalanche ainda pior de nuvens quentes", afirmou.

 

O Sinabung, vulcão de 2.460 metros de altura no norte de Sumatra, permaneceu inativo durante vário séculos antes de despertar em 2010 com uma erupção que matou duas pessoas.

 

O vulcão teve outras duas erupções fatais, uma em 2014 que matou pelo menos 16 pessoas e outra em 2016 com sete vítimas.

 

A Indonésia tem 130 vulcões ativos. O país fica no Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e erupções vulcânicas, onde convergem três grandes placas tectônicas (indo-pacífico, australiana e euro-asiática).

 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vulcão Indonesia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar