Morre o capitão Tom, herói da Segunda Guerra que arrecadou milhões para combate à Covid-19

Aos 99 anos, o veterano de guerra arrecadou mais de R$ 220 milhões de reais para ajudar o sistema público de saúde contra a Covid-19. Depois, ganhou o título de cavaleiro da rainha

O capitão Sir Thomas Moore, veterano da Segunda Guerra Mundial que se tornou novamente um herói durante primeiro confinamento no Reino Unido, em 2020, ao arrecadar mais de 30 milhões de libras (mais de R$ 220 milhões de reais) para o serviço de saúde público, morreu de Covid-19 nesta terça-feira, 2, informou sua família.

Sir Thomas havia sido internado em um hospital Bedford, a 80 quilômetros de Londres, no domingo, 31, e teve a suspeita de Covid-19 confirmada. O ex-combatente já sofria de pneunomia, o que veio a agravar o quadro. A família publicou nesta terça uma foto do homem com seu uniforme coberto de medalhas para anunciar seu falecimento. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No ano passando, diante do acachapante aumento dos casos de coronavírus nas ilhas britânicas e a pressão sobre o sistema nacional de saúde, o NHS, Sir Tom prometeu dar 100 voltas em torno do seu jardim caso a população do país fizesse doações para ajudar no combate ao coronavírus. À época, o capitão estava prestes a completar 100 anos e para dar a volta no terreno, de 25 metros, precisou de um andador. 

Quando completou o feito, disse aos britânicos que queria mostrar que "o sol vai brilhar de novo". Mais tarde, no mesmo ano, foi nomeado cavalheiro pela rainha Elizabeth II, uma das maiores honrarias destinadas a civis no reino. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, manifestou pesar pela morte de Tom Moore, como ficou carinhosamente conhecido no país, afirmando que o capitão foi um herói "no verdadeiro sentido da palavra".


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Segunda Guerra Mundial Reino Unido Covi-19 Pandemia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar