Histórica plataforma da Nasa será demolida

Com 8 metros de altura e 50 metros de largura, quase 50 lançamentos ocorreram na plataforma em sua história. Ainda assim, seu destino é inevitável

Acontecimentos marcantes da astronomia, como a missão Apollo 14 e o lançamento do ônibus espacial Challenger, ocorreram na plataforma Mobile Launch Platform-2 (MLP-2), que, apesar de sua importância, será demolida e abrirá espaço para um estacionamento de carros.

A MLP-2 pertence a um grupo de plataformas que, devido à sua incapacidade de suportarem a massa combinada do foguete Space Launch System, utilizado nas missões do programa Artemis, se tornam inutilizáveis. Um novo espaço de lançamento, ML-1, foi finalizado em 2018.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Nasa informa data em que asteroide pode atingir a Terra

A plataforma MLP-2 tem 8 metros de altura e 50 metros de largura. Quase 50 lançamentos ocorreram na plataforma em sua história. Ainda assim, seu destino é inevitável. Como explicou o gerente do projeto de demolição da MLP-2, Scott Tenhoff, os engenheiros estão se “livrando da MLP-2 agora não por falta de clientes, mas sim porque estamos ficando sem vagas”.

LEIA MAIS | Dinossauro da Patagônia pode ter sido a maior criatura terrestre

De acordo com informações da Nasa, fontes internas tiveram a oportunidade de manter a MLP-2 para preservação histórica, mas não houve interesse: “A Nasa não recebeu respostas para preservar nenhuma parte da MLP-2, então a decisão tomada foi para seguirmos com a demolição”. O processo será feito, basicamente, com escavadeiras e tesouras hidráulicas: “Eles vão cortá-la de cima para baixo e continuar até que fique menor”, disse Tenhoff. É esperado que o processo leve cerca de um mês para ser finalizado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PLATAFORMA NASA DEMOLIDA LANÇAMENTOS HISTÓRICOS NASA APOLLO 14 MOBILE LAUNCH PLATFORM

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar