Participamos do

Tesouro 'inestimável' de 27.400 objetos arqueológicos é apreendido de saqueador francês

O saqueador se concentrou em diversos sítios históricos de referência do leste da França
08:30 | Dez. 16, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

A Alfândega francesa fez uma de suas maiores apreensões de objetos arqueológicos saqueados, representando uma pilhagem de 27.400 objetos de "valor inestimável", acumulados ao longo dos anos por um misterioso saqueador no leste da França - informaram os serviços alfandegários à AFP na terça-feira (15).

 

Realizada por mais de um ano por uma equipe de agentes da Alfândega francesa, em cooperação com as autoridades belgas e os serviços descentralizados do Ministério da Cultura, a investigação permitiu esta apreensão recorde, afirmou o órgão francês.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

O saqueador se concentrou em diversos sítios históricos de referência do leste da França onde, equipado com detectores de metal e uma cultura científica arqueológica muito sólida, reuniu, durante anos, esta coleção inédita para fins pessoais e comerciais.

 

Natural da região do Grande Leste, este francês começou a despertar suspeitas das autoridades ao declarar, em 2019, que havia encontrado 14.154 moedas romanas por acaso, em um terreno que havia adquirido na Bélgica.

 

Os especialistas belgas enviados logo tiveram dúvidas sobre a autenticidade desta descoberta e encaminharam o caso para a Direção Nacional Francesa de Inteligência e Investigações Aduaneiras (DNRED), responsável pela luta contra o tráfico de bens culturais.

 

O DNRED estabeleceu que "o tesouro monetário que despertou suas suspeitas provém de diversos saques na França".

 

Na casa do saqueador, eles encontraram 27.400 objetos de qualidade excepcional, de diferentes épocas, incluindo um raríssimo dodecaedro romano, um objeto de 12 lados, do qual existem apenas algumas unidades no mundo.

 

Após a investigação, o caso será encaminhado para a Justiça francesa. Além de uma multa colossal, o saqueador pode ser condenado à prisão.

 

Esta apreensão é "uma mensagem clara dirigida àqueles que, para benefício e prazer egoísta de alguns, nos privam do nosso patrimônio comum e apagam partes inteiras da nossa história", reagiu o ministro francês da Economia, Bruno Le Maire, em um comunicado, no qual se referiu a um "tesouro inestimável".

 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar