Participamos do

Comitê avalia que EUA e Europa estão prontos para trazer amostras de Marte à Terra

A Missão Mars Sample Return (MSR) é elaborada por Nasa e ESA para investigar propriedades químicas e físicas do Planeta Vermelho
18:45 | Nov. 12, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Comunicado emitido nesta semana informa que as agências espaciais dos Estados Unidos (Nasa) e Europa (ESA) estão prontas para a missão Mars Sample Return (MSR), que irá coletar amostras de Marte e trazer à Terra para análise. As informações são do portal de notícias Canal Tech.

O Comitê de Análise Independente foi iniciado pela Nasa para garantir que essa missão esteja no caminho certo para o sucesso. O grupo foi composto por dez líderes experientes e especialistas em áreas científicas e da engenharia, que apresentaram 44 recomendações para o escopo e gerenciamento do programa, aproximação técnica, cronograma e financiamento.

O comitê reconheceu a cooperação de longa data entre a agência estadunidense e a europeia. “A análise independente deu forte suporte à Mars Sample Return, ótimas notícias para a campanha”, diz David Parker, diretor de exploração humana e robótica na ESA. “Isso reforça nossa visão compartilhada de providenciar partes do Planeta Vermelho para os cientistas estudarem com ferramentas e técnicas que jamais poderíamos levar a Marte”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A campanha MSR prevê que a Nasa e ESA lancem várias missões para que, juntas, enviem sondas e naves a Marte com o objetivo de coletar e trazer amostras à Terra. As missões irão exigir três veículos espaciais avançados. O primeiro é o rover Perseverance, que segue viagem para o Planeta Vermelho e deve chegar em fevereiro de 2021. O veículo é equipado com uma broca e tubos que irão coletar e armazenar as amostras.

A maior prioridade das entidades é o retorno seguro das amostras coletadas em Marte. “A Mars Sample Return é algo que a Nasa precisa fazer como membro líder da comunidade global", disse Jim Bridenstine, administrador da agência espacial. "Sabemos que existem desafios à frente, e por isso observamos essa arquitetura de perto. E é por isso que, no fim, alcançamos grandes feitos", disse, no comunicado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar