Participamos do

Geórgia irá recontar votos da disputa entre Trump e Biden, afirma secretário

"Com uma margem tão pequena, haverá uma recontagem na Geórgia", disse Brad Raffensperger, secretário de Estado, que é o conselheiro interno encarregado do processo
20:23 | Nov. 06, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

As autoridades da Geórgia informaram, nesta sexta-feira, 6, que procederão a uma recontagem dos votos das eleições de terça-feira neste estado, onde o candidato democrata Joe Biden estava à frente do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por uma pequena margem.

Em um momento de expectativa máxima sobre os resultados das presidenciais, com Biden na liderança com 253 delegados, muito perto do mínimo de 270 votos para chegar à Casa Branca, as autoridades da Geórgia disseram que até agora os resultados neste estado estão muito acirrados.

"Com uma margem tão pequena, haverá uma recontagem na Geórgia", disse Brad Raffensperger, secretário de Estado, que é o conselheiro interno encarregado do processo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Geórgia tem 16 delegados, o que deixaria as portas da presidência abertas para Biden com 269.

No entanto, agora todos os olhares estão voltados para a contagem na Pensilvânia que, com seus 20 delegados, daria as chaves da Casa Branca para o democrata.

Na Pensilvânia, a tendência que favorecia Trump se inverteu e o democrata Biden agora lidera por mais de 15.000 votos, mas a contagem continua.

A campanha de Trump - que soma até agora 214 votos para o Colégio Eleitoral - alertou que "a eleição não acabou".

ACOMPANHE AS ELEIÇÕES AMERICANAS AQUI

Mais cedo, o candidato democrata Joe Biden abriu vantagem sobre seu rival, o presidente Donald Trump, no estado da Geórgia, crucial na disputa pela Casa Branca - informou a imprensa americana nesta sexta-feira, 6. As emissoras americanas também pontuaram a virada de Biden na Pensilvânia. 

As eleições nos Estados Unidos (EUA) em 2020 são marcadas por incertezas e um cenário eleitoral imprevisível. De um lado, Donald Trump (Republicanos) tenta uma reeleição em meio a um índice crescente de desaprovação. Do outro, Joe Biden, do Democratas, se apoia em pautas sociais e discursos populistas para conquistar votos.

>> Apuração em Wisconsin e Michigan põe Biden mais perto da vitória

Acompanhe em tempo real a apuração do resultado das eleições nos EUA para a Presidência, Senado e Câmara. 

 

 





As eleições americanas são disputadas em dois níveis, primeiro nos estados e após em nível nacional. Cada estado, a depender da extensão de seu colégio eleitoral, representa uma determinada quantidade de votos para a disputa a nível nacional. Desse modo, o cenário eleitoral presidencial americano é composto por um total de 538 votos, expressos por cada estado, sendo necessários ao menos 270 para se chegar à Casa Branca.

Os primeiros resultados, com base em projeções da imprensa americana, atribuem até o momento vitória a Trump em 23 estados, incluindo Indiana, Kentucky, Missouri, Tennessee e Virgínia Ocidental - estados em que ele venceu em 2016. Até o momento, Biden venceu em 22 estados, incluindo seu reduto, Delaware, Nova York, com seus 29 votos ao Colégio Eleitoral, e Califórnia, com 55, além do Distrito de Columbia, com apenas 3, mas com importância simbólica porque é onde fica a capital americana.



VEJA A LISTA DE ESTADOS QUE JÁ ENCERRARAM SUAS RESPECTIVAS CONTAGENS DE VOTOS E O VALOR DE CADA UM DENTRO DO COLEGIADO ELEITORAL AMERICANO

ESTADOS QUE ELEGERAM JOE BIDEN

 

Washington - 12
Vermont - 3
Massachusetts - 11
Delaware - 3
Virginia - 13
Maryland -10
Illinois - 20
Colorado - 9
Nova York - 29
Nova Jersey - 14
Novo México - 5
Distrito de Columbia - 3
Nova Hampshire - 4
Oregon - 7
Califórnia - 55
Minnesota - 10
Connecticut - 7
Maine - 2
Michigan - 16
Rhode Island - 4
Havaí - 4
Wisconsin- 16


ESTADOS QUE ELEGERAM DONALD TRUMP

Indiana - 11
Kentucky - 8
Tennessee - 11
Alabama - 9
Florida - 29
Missouri - 10
Oklahoma - 7
Virginia do Oeste - 5
Mississipi - 6
Arkansas - 6
Kansas - 6
Louisiana - 8
Dakota do Sul - 3
Dakota do Norte - 3
Utah - 6
Wyoming - 3
Carolina do sul - 9
Montana - 3
Idaho - 4
Nebraska - 2
Texas - 38
Iowa - 6
Ohio - 18

ESTADOS AINDA EM CONTAGEM

Nevada - 87%

Com seis votos eleitorais válidos, Nevada segue na contagem com 49,7% dos votos válidos para Biden e 48,1% para Trump. Caso o Estado mantenha o número de votos válidos acima de Trump, o democrata pode ser considerado o 46º presidente dos EUA.

Alaska - 50%
O Estado contabiliza três votos eleitorais e segue com vantagem para Trump, com 62,11%. Biden está com 33,51%.

Pensilvânia - 98%
Com 20 colegiados eleitorais, o Estado virou e agora dá vantagem para Biden nos votos, 
que soma 49,5%, enquanto Trump acumula 49,3%. A diferença de votos entre os candidatos é de cerca de 15 mil, se a diferença se manter, Biden vence a disputa pela presidência dos EUA.

Carolina do Norte - 99%
Com 15 colegiados, Donald Trump segue na frente da contagem com 50,1% dos votos.
Joe Biden está com 48,7%.

Georgia - 99%
O Estado acumula 16 votos eleitorais e é um dos decisivos nas eleições americanas. A vantagem é de Biden, com 49,4%. Mas Trump acumula 49,3%.

Arizona- 90%
O estado tem 11 votos eleitorais e o candidato que segue em vantagem é o democrata Biden, com 50,07% dos votos contra 48,53% do republicano Trump. A diferença entre os candidatos é de aproximadamente 40 mil votos.

*A diferença de pontos entre o exposto na listagem e o divulgado pelo site americano Decision Desk ocorre por conta de estados que ainda não encerraram a votação, mas já possuem um candidato como majoritário dentre os votos já computados. A medida que o registro dos votos for sendo atualizado, a lista também será

ELEIÇÕES NO EUA: A DISPUTA DE 2020

O voto, que nos EUA não é obrigatório, ganhou um apelo simbólico nestas eleições onde também serão escolhidos os próximos deputados e senadores americanos. O movimento que busca incentivar o voto dentre a população se intensificou com a participação de artistas mundiais em ambas as campanhas, bem como por cenários externos como a pandemia de Covid-19 e os intensos protestos pela igualdade racial e pelo fim da violência policial contra a população negra.

LEIA MAIS | Resultados em Geórgia e Nevada podem decidir eleição dos EUA hoje

A gestão de Trump não agradou parte de sua base de aliados e o candidato perdeu votos enquanto Biden crescia pesquisa após pesquisa. A estimativa é que mais do que em qualquer outra eleição americana, os estados-pêndulos, aqueles que não possuem um partido político majoritário em seus territórios, irão definir o próximo gestor da Casa Branca. Além da Geórgia, poderiam definir a eleição presidencial: Pensilvânia, Flórida, Carolina do Sul, Arizona e Michigan.

SAIBA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES AMERICANAS

























ACOMPANHE AQUI O RESULTADO DAS ELEIÇÕES DOS EUA

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar