Participamos do

Trump: se forem contados os votos ilegais e atrasados, eles podem roubar

A campanha à reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou um comunicado em que ele reforça a acusação de que votos ilegais estão sendo contabilizados na eleição presidencial. "Se forem contados os votos legais, eu ganho facilmente a eleição! Se forem contados os votos ilegais e atrasados, eles podem roubar a eleição de nós", diz a nota assinada pelo republicano.

O atual chefe da Casa Branca já entrou com ações judiciais em pelo menos cinco estados: Wisconsin, onde quer a recontagem dos votos, Michigan, Geórgia, Pensilvânia e Nevada. Na Geórgia, no entanto, um juiz rejeitou o pedido do Partido Republicano estadual e da campanha de Trump.

As projeções da imprensa americana apontam para vitória do candidato democrata Joe Biden no Michigan e no Wisconsin. Ele também está na frente em Nevada, com 87% da apuração concluída. Na Geórgia e na Pensilvânia, Trump lidera, mas a vantagem do republicano vem diminuindo à medida que a apuração entra na reta final.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Eleições nos EUA 

As eleições nos Estados Unidos (EUA) em 2020 são marcadas por incertezas e um cenário eleitoral imprevisível. De um lado, Donald Trump (Republicanos) tenta uma reeleição em meio a um índice crescente de desaprovação. Do outro, Joe Biden, do Democratas, se apoia em pautas sociais e discursos populistas para conquistar votos. 

>> Apuração em Wisconsin e Michigan põe Biden mais perto da vitória

Acompanhe em tempo real a apuração do resultado das eleições nos EUA para a Presidência, Senado e Câmara. 

 

 





As eleições americanas são disputadas em dois níveis, primeiro nos estados e após em nível nacional. Cada estado, a depender da extensão de seu colégio eleitoral, representa uma determinada quantidade de votos para a disputa a nível nacional. Desse modo, o cenário eleitoral presidencial americano é composto por um total de 538 votos, expressos por cada estado, sendo necessários ao menos 270 para se chegar à Casa Branca.

Os primeiros resultados, com base em projeções da imprensa americana, atribuem até o momento vitória a Trump em 27 estados, incluindo Indiana, Kentucky, Missouri, Tennessee e Virgínia Ocidental - estados em que ele venceu em 2016. Até o momento, Biden venceu em 22 estados, incluindo seu reduto, Delaware, Nova York, com seus 29 votos ao Colégio Eleitoral, e Califórnia, com 55, além do Distrito de Columbia, com apenas 3, mas com importância simbólica porque é onde fica a capital americana.



VEJA A LISTA DE ESTADOS QUE JÁ ENCERRARAM SUAS RESPECTIVAS CONTAGENS DE VOTOS E O VALOR DE CADA UM DENTRO DO COLEGIADO ELEITORAL AMERICANO

ESTADOS QUE ELEGERAM JOE BIDEN

 

Washington - 12
Vermont - 3
Massachusetts - 11
Delaware - 3
Virginia - 13
Maryland -10
Illinois - 20
Colorado - 9
Nova York - 29
Nova Jersey - 14
Novo México - 5
Distrito de Columbia - 3
Nova Hampshire - 4
Oregon - 7
Califórnia - 55
Minnesota - 10
Connecticut - 7
Maine - 2
Michigan - 16
Rhode Island - 4
Havaí - 4
Wisconsin- 16


ESTADOS QUE ELEGERAM DONALD TRUMP

Indiana - 11
Kentucky - 8
Tennessee - 11
Alabama - 9
Florida - 29
Missouri - 10
Oklahoma - 7
Virginia do Oeste - 5
Mississipi - 6
Missouri - 10
Arkansas - 6
Kansas - 6
Louisiana - 8
Dakota do Sul - 3
Dakota do Norte - 3
Utah - 6
Wyoming - 3
Carolina do sul - 9
Montana - 3
Idaho - 4
Nebraska - 2
Texas - 38
Iowa - 6
Ohio - 18

ESTADOS AINDA EM CONTAGEM

Nevada - 87%

Com seis votos eleitorais válidos, Nevada segue na contagem com 49,5% dos votos válidos para Biden e 48,5% para Trump. Caso o Estado mantenha o número de votos válidos acima de Trump, o democrata pode ser considerado o 46º presidente dos EUA.

Alaska - 56%
O Estado contabiliza três votos eleitorais e segue com vantagem para Trump, com 62,9%. Biden está com 33%.

Pensilvânia - 91%
Com 20 colegiados eleitorais, o Estado segue dando vantagem para Trump nos votos. 
Biden acumula 48,3%.

Carolina do Norte - 95%
Com 15 colegiados, Donald Trump segue na frente da contagem com 50,1% dos votos.
Joe Biden está com 48,7%.

Georgia - 96%
O Estado acumula 16 votos eleitorais e é um dos decisivos nas eleições americanas. A vantagem segue para Trump, com 49,6%. Já Joe Biden acumula 49,2%.

Arizona- 88%

O estado já tem acumulado 11 votos eleitorais e o candidato que segue em vantagem é o democrata Biden, com 50,49% dos votos contra 48,14% do republicano Trump.

*A diferença de pontos entre o exposto na listagem e o divulgado pelo site americano Decision Desk ocorre por conta de estados que ainda não encerraram a votação, mas já possuem um candidato como majoritário dentre os votos já computados. A medida que o registro dos votos for sendo atualizado, a lista também será

ELEIÇÕES NO EUA: A DISPUTA DE 2020

O voto, que nos EUA não é obrigatório, ganhou um apelo simbólico nestas eleições onde também serão escolhidos os próximos deputados e senadores americanos. O movimento que busca incentivar o voto dentre a população se intensificou com a participação de artistas mundiais em ambas as campanhas, bem como por cenários externos como a pandemia de Covid-19 e os intensos protestos pela igualdade racial e pelo fim da violência policial contra a população negra.

LEIA MAIS | Resultados em Geórgia e Nevada podem decidir eleição dos EUA hoje

A gestão de Trump não agradou parte de sua base de aliados e o candidato perdeu votos enquanto Biden crescia pesquisa após pesquisa. A estimativa é que mais do que em qualquer outra eleição americana, os estados-pêndulos, aqueles que não possuem um partido político majoritário em seus territórios, irão definir o próximo gestor da Casa Branca. Além da Geórgia, poderiam definir a eleição presidencial: Pensilvânia, Flórida, Carolina do Sul, Arizona e Michigan.

SAIBA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES AMERICANAS



















ACOMPANHE AQUI O RESULTADO DAS ELEIÇÕES DOS EUA

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar