Participamos do

Os cinco estados-chave para definir a eleição presidencial dos EUA

Cada estado atribuiu um número de votos ao Colégio Eleitoral e é preciso ir alcançar o número de 270 delegados para chegar à Casa Branca
17:01 | Nov. 05, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

A incerteza sobre os resultados das eleições presidenciais nos Estados Unidos continuou a manter o país em suspense nesta quinta-feira, 5, sujeito à contagem em cinco estados-chave onde os resultados são muito apertados para declarar um vencedor.

Cada estado atribuiu um número de votos ao Colégio Eleitoral e é preciso ir alcançar o número de 270 delegados para chegar à Casa Branca.

Sobre o assunto | Os principais pontos par entender as eleições no EUA

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Atualmente o candidato democrata, Joe Biden, tem entre 253 e 264 votos - a diferença se deve à incerteza sobre os resultados no Arizona - e o presidente Donald Trump, 214. Neste estado na fronteira com o México, há 11 delegados em jogo.

Na manhã de quinta-feira, Biden avançou na contagem com 50,5% dos votos contra 48,1% para Donald Trump, com margem de 68.000 votos, de acordo com uma contagem preliminar com 86% apurados.

A emissora Fox e a agência de notícias norte-americana Associated Press (AP) atribuíram a vitória neste estado ao democrata na noite de terça-feira, estimando que era impossível para Trump recuperar terreno.

Mas outros veículos de mídia, como o New York Times e a CNN, preferiram esperar para cravar um vencedor neste estado que tradicionalmente vota nos republicanos. As autoridades locais projetaram que devem terminar a contagem antes de sexta-feira.

| LEIA MAIS |

Juíz rejeita ação judicial da campanha de Trump na Geórgia

Eleições nos EUA provocam reações de preocupação, esperança e ironia no mundo

Na Geórgia, há 16 delegados em jogo. Neste estado que tradicionalmente vota nos republicanos, foram contabilizados 96% dos votos. Trump está na liderança desde a terça-feira, mas sua margem diminuiu e ele atualmente tem apenas 18.500 votos à frente de Biden. O presidente republicano tem 49,6% dos votos, ante 49,2% do adversário, segundo a mídia norte-americana.

Nevada contribui com 6 delegados para o candidato que vence no voto popular. Cerca de 86% dos votos já foram apurados neste estado que optou por Hillary Clinton em 2016. Biden está atualmente na liderança, com 49,3%, em comparação com 48,7% de Trump, o que representa uma diferença de menos de 8.000 votos.

Na Pensilvânia, com 20 delegados, Trump começou com uma vantagem confortável que foi diminuindo ao longo das horas. Na quinta-feira, o presidente estava 50,7% à frente do rival, ante 48,2% com 160 mil votos.

Ainda há 750 mil votos a serem contados, todos pelo correio, método preferido pelos eleitores democratas, que segundo a mídia americana pode reverter os resultados. As autoridades esperam poder concluir antes de sexta-feira.

Na Carolina do Norte, um estado tradicionalmente republicano, 95% dos votos foram computados e 15 delegados estão em jogo. No momento Trump leva vantagem com 50,1% contra 48,7% de Biden, com margem de 77.000 votos.


Acompanhe a apuração nas eleições nos EUA clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar