Participamos do

Alemanha pede "confiança" no processo eleitoral dos EUA

O chefe da diplomacia alemã insistiu na necessidade de "mostrar paciência e esperar "o fim da contagem"
15:39 | Nov. 04, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, pediu aos líderes dos EUA nesta quarta-feira, 4, que mantenham sua confiança no processo eleitoral, dada a incerteza do resultado das eleições presidenciais.

A taxa de participação é "historicamente elevada, mas também de polarização. Por isso é importante que todos os líderes políticos (...) promovam a confiança no processo eleitoral e nos resultados", afirmou em comunicado, ao mesmo tempo que o presidente Donald Trump questionou a contagem dos votos.

O chefe da diplomacia alemã insistiu na necessidade de "mostrar paciência e esperar "o fim da contagem".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

| SOBRE O ASSUNTO |

Enquanto EUA contam votos, o mundo espera resultado das eleições

Um guia fácil para entender o processo eleitoral nos EUA

Apuração nos EUA indica disputa equilibrada e Meio-Oeste decisivo como em 2016

A Alemanha ocupa atualmente a presidência rotativa da União Europeia. No início do dia, o ministro da Defesa, Annegret Kramp Karrenbauer, expressou preocupação com uma "situação muito explosiva" nos Estados Unidos, onde Donald Trump se declarou vencedor antes do final da contagem dos votos.

O resultado de "esta eleição ainda não foi decidida (...) os votos ainda estão sob escrutínio", observou o ministro conservador e atual líder do partido conservador de Angela Merkel, CDU, no canal de televisão público ZDF.

Ele também julgou a situação nos Estados Unidos como "muito explosiva" e alertou contra "uma crise constitucional" no país. "É algo que deve preocupar a todos nós", alertou.

Acompanhe a apuração nas eleições nos EUA clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar