Participamos do

ONU: partes em conflito na Líbia assinam "cessar-fogo permanente"

A assinatura do acordo aconteceu no Palácio das Nações Unidas de Genebra e a cerimônia durou 10 minutos
07:57 | Out. 23, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

As duas partes em conflito na Líbia assinaram um cessar-fogo nacional e permanente nesta sexta-feira, 23, após cinco dias de negociações em Genebra com mediação da ONU.

 

"As partes chegaram a um acordo para um cessar-fogo permanente em toda Líbia. Esta conquista representa uma mudança importante para a paz e estabilidade do país", afirmou a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (Manul) em sua página do Facebook, que exibiu ao vivo a assinatura do acordo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

A assinatura do acordo aconteceu no Palácio das Nações Unidas de Genebra e a cerimônia durou 10 minutos, seguidos por muitos aplausos. As partes líbias e a diretora da Manul, Stephanie Williams, participaram na cerimônia.

 

A Líbia sofre com a violência e o caos desde a queda do regime Muamar Khadafi em 2011.

 

Atualmente o país é cenário de um conflito entre o Governo de União Nacional (GNA), reconhecido pela ONU e com sede em Trípoli, e o marechal Khalifa Haftar, que domina o leste e parte do sul do país, mas sobretudo as zonas em que se encontram as principais instalações de petróleo.

 

O cessar-fogo é um sinal de esperança para uma população exausta pela guerra e as divisões.

 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar