Participamos do

Trump volta a minimizar covid e distorce dados ao comparar doença à gripe comum

O presidente americano, Donald Trump, voltou a minimizar a covid-19 nesta terça-feira, 6, e distorceu dados oficiais ao cômpar a doença à gripe comum. As declarações, feitas em sua conta oficial no Twitter, vêm apenas um dia após o republicano receber alta hospitalar - ele estava internado para tratar o novo coronavírus e chegou a receber oxigênio para conter quedas na saturação.

"A temporada de gripe está chegando! Muitas pessoas, todos os anos, às vezes mais de 100.000, e apesar da vacina, morrem de gripe. Vamos fechar o nosso país? Não, aprendemos a conviver com isso, assim como estamos aprendendo a conviver com a covid", publicou Donald Trump na rede social.

Dados do Centro para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, contudo, mostram que o número de mortos pela gripe comum no país é muito menor do que o apontado pelo presidente americano. Segundo a entidade, em 2017, ano que compila os dados mais atualizados, 55.672 pessoas foram a óbito por gripe e pneumonia, oitava principal causa de mortes nos EUA.

Até o momento, de acordo com informações da Universidade Johns Hopkins, 210.195 pessoas já morreram de covid-19 nos EUA. O país lidera o ranking mundial de casos, com 7.459.101 de doentes reportados até o momento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar