PUBLICIDADE
Mundo
NOTÍCIA

Apple encerra conta da Epic Games na App Store

O fundador e CEO da Epic Games rebateu em seu Twitter a declaração da Apple, afirmando que a companhia não tinha a obrigação de deletar a conta da Epic Games, mas escolheu deletá-la

18:23 | 30/08/2020
Fortnite foi jogo mais comentado de 2018 (Foto: Divulgação)
Fortnite foi jogo mais comentado de 2018 (Foto: Divulgação)

A Apple encerrou oficialmente a conta de desenvolvedor da Epic Games, na App Store. Então, nenhum jogo da companhia ou atualizações está disponível no iOS. A motivação seria por conta de uma suposta “quebra” do compartilhamento de receita exigida pela Apple, que determinava que 30% de cada compra realizada em um aplicativo hospedado na Apple Store seja destinado a Apple.

Em comunicado à imprensa, a Apple afirmou desapontamento por parte da empresa em precisar encerrar a conta da Epic Games na App Store. O comunicado oficial afirmou que a Apple trabalha com a equipe desenvolvedora por muitos anos, mas a Epic Games teria se recusado a cumprir diretrizes da loja que foram seguidas na última década.

O fundador e CEO da Epic Games rebateu em seu Twitter a declaração da Apple, afirmando que a companhia não tinha a obrigação de deletar a conta da Epic Games, mas escolheu deletá-la. Ele afirma que a empresa sugere que a desenvolvedora teria burlado o processo de revisão da Apple Store, e a Epic teria apenas enviando três “builds” de Fortinite, sendo duas atualizações para corrigir bugs e um update com a quarta temporada.

As diretrizes de compartilhamento de receita é obrigatória para companhias maiores, como a Apple, e também para desenvolvedores independentes. O caso foi ao público quando a Epic Games adicionou a opção de comprar os V-Bucks, moeda in-game do Fortnite, dentro do próprio jogo, e não na App Store. Dessa forma, a Epic obteria 100% do dinheiro obtido na transação. Então, a Apple desenvolveu um processo contra a Epic Games. Na primeira audiência, realizada no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Norte da Califórnia, realizada no início desta semana, a Apple teve permissão legal para encerrar a conta do desenvolvedor.