Participamos do

Em convenção, Pence vai defender capacidade de Trump de recuperar economia

22:03 | Ago. 26, 2020
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, ocupará o centro do palco da Convenção Nacional Republicana nesta quarta-feira, 26, para argumentar que seu chefe, o presidente Donald Trump, levará a economia do país de volta ao patamar pré-pandemia se tiver mais quatro anos no cargo.
Pence, que será indicado novamente como vice de Trump após especulações de que seria retirado da chapa, é a autoridade mais graduada a discursar na convenção - fora o presidente, que tem participado todos os dias. Seu discurso deve enfatizar o desempenho do governo e as metas de um segundo mandato.
O ex-governador de Indiana tem sido um aliado leal - críticos diriam leal demais - de Trump. Cristão conservador, ele serviu como intermediário essencial entre Trump e os eleitores evangélicos, uma parte poderosa e influente da base política republicana.
Mas ele também se tornou, assim como Trump, o rosto da reação da Casa Branca à pandemia de coronavírus, que já matou mais de 177 mil pessoas nos EUA e deixou milhões de norte-americanos desempregados. Pence comanda a força-tarefa de combate ao coronavírus da Casa Branca.
Uma autoridade da Casa Branca disse que Pence não se acanhará de falar sobre o vírus e sobre o trabalho do governo para enfrentá-lo. Ele tem orgulho deste trabalho, disse o funcionário, observando que a indicação de Pence como líder da iniciativa mostrou a confiança de Trump nele.
Outra autoridade disse que Pence oferecerá uma visão otimista para a nação em seu discurso, ao mesmo tempo em que mostrará um contraste com o ex-vice-presidente Joe Biden e a senadora Kamala Harris, os indicados democratas à Presidência e à vice-Presidência na eleição de 3 de novembro, que na convenção de seu próprio partido, realizada na semana passada, exortaram o país a não manter Trump no Salão Oval.
Apesar da promessa de uma mensagem positiva, os dois primeiros dias da reunião republicana foram repletos de previsões agourentas de socialismo radical e caos se os democratas conquistarem a Casa Branca.
Além de Pence, outros destaques da noite são Burgess Owens, um conservador negro que concorre ao congresso em Utah em uma corrida eleitoral que pode testar a capacidade do Partido de recapturar os distritos suburbanos que deram aos democratas o controle da Câmara; a governadora da Dakota do Sul, Kristi L. Noem, criticada no início da pandemia por não instituir uma quarentena; o deputado Lee Zeldin, um dos primeiros apoiadores do presidente no Congresso; e Kellyanne Conway, a conselheira do presidente que deixará o cargo no final do mês para 'se concentrar em sua família'.
Questões como direitos civis e racismo devem surgir nos discursos desta noite, principalmente nas falas de Clarence Henderson, um ativista que agora é ativo na política republicana no Estado da Carolina do Norte, e Michael McHale, presidente da Associação Nacional de Organizações Policiais.
Confira a lista de oradores desta quarta-feira, 26:
Mike Pence
Vice-presidente dos EUA.
Karen Pence
Mulher de Mike Pence.
Marsha Blackburn
Senadora pelo Tennessee.
Joni Ernst
Senadora por Iowa.
Kristi L. Noem
Governadora da Dakota do Sul.
Dan Crenshaw
Deputado pelo Texas, serviu no Iraque.
Elise Stefanik
Deputada por Nova York.
Lee Zeldin
Deputado por Nova York.
Richard Grenell
Ex-diretor interino da inteligência nacional.
Kellyanne Conway
Conselheira do presidente.
Kayleigh McEnany
Secretária de imprensa da Casa Branca.
Keith Kellogg
Conselheiro de segurança nacional de Pence.
Jack Brewer
Ex-jogador da NFL.
Lou Holtz
Ex-técnico de futebol da Universidade de Notre Dame.
Dede Byrne
Coronel aposentada do Exército e freira.
Tara Myers
Uma defensora da escolha da escola em Ohio.
Sam Vigil
Um residente do Novo México cuja esposa foi morta e agora defende iniciativas contra de crimes violentos.
Chen Guangcheng
Um ativista chinês cego.
Madison Cawthorn
Candidato republicano ao congresso na Carolina do Norte.
Scott Dane
Chefe da Associated Contract Loggers and Truckers of Minnesota.
Clarence Henderson:
Ativista dos direitos civis.
Michael McHale
Presidente da Associação Nacional de Organizações Policiais.
Burgess Owens
Ex-jogador da NFL e candidato ao Congresso em Utah.
Lara Trump
Conselheira de campanha do presidente e mulher de seu filho, Eric Trump. (Com agências internacionais)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar