Participamos do

Com morte e destruição, tempestade tropical Laura atinge o Haiti

Uma mulher e um menino morreram em casa e um jovem morreu em outra área de Santo Domingo
14:45 | Ago. 23, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

Uma menina de 10 anos morreu na manhã deste domingo, 23, no sudeste do Haiti devido à tempestade tropical Laura, que se aproxima do país ameaçando com inundações e deslizamentos de terra. A menina morreu após a queda de uma árvore sobre sua casa em Anse-à-Pitres, segundo um relatório preliminar da Proteção Civil transmitido à AFP.

Várias casas já estavam inundadas nesta aldeia que faz fronteira com o Haiti, onde ocorrem várias evacuações, acrescentou a instituição. Ainda localizada na vizinha República Dominicana, Laura deixou três mortos e provocou na madrugada deste domingo chuvas moderadas a constantes em várias cidades do país, acompanhada também por ventos.

Uma mulher e um menino morreram em casa e um jovem morreu em outra área de Santo Domingo quando uma árvore caiu sobre sua casa, informou o diretor do Centro de Operações de Emergências (COE), Juan Manuel Méndez. Desde sexta-feira, o Haiti está em alerta laranja devido ao risco da tempestade tropical Laura, cujos ventos se intensificaram durante sua passagem pelo sul de Porto Rico na manhã de sábado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As operações de cabotagem, ou seja, as viagens curtas de porto a porto ao longo das costa, foram proibidas pelas autoridades haitianas até novo aviso. Embora a virulência da pandemia de Covid-19 tenha sido relativamente baixa no Haiti, com 8.050 casos positivos e 196 mortes atribuídas oficialmente ao vírus, as autoridades pretendem prevenir uma possível propagação da epidemia pelos desastres naturais.

"Coloquem as máscaras e respeitem as distâncias, especialmente nos abrigos temporários. Com a Covid, temos uma capacidade de recepção consideravelmente menor", disse o ministro do Interior, Audain Fils Bernadel, durante uma coletiva de imprensa.

Todos os anos, de junho a novembro, o Haiti fica sob a ameaça de ciclones, mas as fortes chuvas são suficientes para ameaçar a vida dos cidadãos mais desfavorecidos, forçados a viver em áreas de risco, perto de canais ou barrancos cheios de lixo.

Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) com sede em Miami, Estados Unidos, o olho de Laura se deslocará através do Haiti e da República Dominicana pela manhã, passará perto ou sobre Cuba na noite de domingo e segunda-feira, para depois seguir rumo ao sudeste do Golfo do México na noite de segunda e na terça-feira.

Enquanto isso, a tempestade Marco se fortaleceu e tornou-se um furacão neste domingo, disse o NHC, com previsão para avançar rumo ao sudeste do estado de Louisiana na segunda-feira.

amb/ia/llu/yow/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar