Participamos do

EUA: Caso da ameba comedora de cérebro alerta autoridades sobre infecção

A ameba entra no organismo humano a partir do contato do nariz com a água contaminada. Ao chegar no cérebro, ela ataca o tecido cerebral, por isso é conhecida como "ameba comedora de cérebros"
09:44 | Jul. 07, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

Caso raro de infecção foi confirmado no estado americano da Flórida. Segundo o Departamento de Saúde local, uma pessoa no condado de Hillsborough contraiu Naegleria fowleri, uma microscópica ameba unicelular que se alimenta do cérebro. Entre os infectados com a ameba, estima-se que 97% das pessoas morrem, a maioria em até uma semana. A infecção causa sintomas como febre, náusea, vômito, rigidez na nuca e dores de cabeça. As informações são do portal de notícias do G1.

Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde do paciente ou sobre como ele contraiu a ameba. Segundo o G1, a infecção não passa de uma pessoa para a outra. A ameba é frequentemente encontrada em água morna e entra no corpo pelo nariz. Por isso, a recomendação das autoridades locais é para que os habitantes evitem o contato do nariz com a água encanada e de outras fontes da região.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar de rara, a infecção com a “meningoencefalite amebiana primária”, como é chamada a ameba, é mais comum em estados do Sul dos Estados Unidos. Desde 1962 foram registrados 37 casos da doença, na Flórida. Mas pela potencial fatalidade da infecção, o órgão de saúde da Flórida emitiu um alerta em 3 de julho para os moradores de Hillsborough.

A primeira orientação indica para qualquer pessoa com sintomas procurar atendimento médico imediato. Outra orientação é para os habitantes evitarem o contato da água com o nariz ao nadar e mergulhar em água doce, seja cobrindo o nariz com a mão, deixando-os fora da água ou usando itens para cobrir os orifícios.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a ameba chega ao cérebro e ataca o tecido cerebral, após o contato do nariz com a água contaminada. Por isso, o organismo é conhecido como "a ameba que come cérebros". Ela se alimenta de bactérias encontradas nos sedimentos de regiões alagadas.

"Houve 34 registros de infecções nos Estados Unidos nos 10 anos entre 2008 e 2017, apesar das milhões de exposições à água em atividades recreacionais a cada ano. Como comparação, nos 10 anos entre 2001 e 2010, houve mais de 34 mil mortes por afogamento no país", diz o site do órgão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar